terça-feira, 30 de junho de 2009

Livros que li e GOSTEI

A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafon
Cães são de Marte, Donos são de Vênus – Patrícia B. McConnell
Pequenos Milagres - Yitta Halberstam e Judith Leventhal

Livros que li e NÃO gostei

Cachorros Encrenqueiros se Divertem Mais – John Crogan
De Volta a Istambul – Eli Shafik
Do Outro Lado – Natsuo Kirino
O Homem Errado – John Katzenbach
Sob a Pele – Nicci French

segunda-feira, 29 de junho de 2009

As Palavras do Amor - Livro


As impressões, dramas e sonhos amorosos de três mulheres chinesas do século XVII, relatados em um livro precursor, serviram de mote para o novo romance da aclamada autora sino-americana Lisa See.

Fascinada pelo ineditismo da publicação, Lisa See mergulha em ampla pesquisa histórica sobre os desafios das mulheres chinesas para serem ouvidas e respeitadas em seus relacionamentos para dar forma ao romance As palavras do Amor, uma inesquecível viagem de desejo, angústia, prazer e dor pelo universo feminino.

No século XVII, havia mais mulheres escritoras na China do que em todos os demais países do mundo juntos.

Elas também eram grandes leitoras e cresciam apaixonadas pela história da jovem donzela que toma as rédeas do próprio destino e prefere morrer de amor, na ópera O pavilhão de Peônia, de 1598, a se sujeitar a um casamento arranjado pela família.

Elas não tinham autorização para assistir à encenação do espetáculo, mas podiam acompanhar sua versão escrita.

Três dessas mulheres, que foram, coincidentemente, casadas com o mesmo homem, uma após a outra, relataram em livro, Comentários das três esposas, seus dilemas amorosos depois das provocações causadas pela leitura da ópera.

Lisa See parte desses dados históricos e acrescenta a eles elementos de ficção para escrever o romance As palavras do amor.

No livro, a jovem Peônia, de 16 anos, sonha descobrir o amor embalada pela história da donzela Liniang, personagem central da ópera de Tang Xianzu.

Mas, na China do século XVII, das Dinastias Ming e Quing, as meninas eram destinadas a casamentos acertados por suas famílias. Mesmo na casa dos Chen, uma abastada família de Hangzhou cujas mulheres tinham acesso à educação e à cultura, as regras não eram diferentes.

Apesar da obediência aos seus pais e à tradição, a jovem Peônia não deixava de ter seus próprios sonhos e ansiava por realizá-los.

Foi durante a encenação da ópera nos jardins da família Chen que Peônia, escondida atrás de um biombo, foi surpreendida pelo encontro com Ren.

A partir daí, a jovem sente o despertar dos mesmos sentimentos que tomaram a heroína de Xianzu: o imenso desejo de viver ao lado do homem que conquistou seu coração.

A exemplo da personagem da ópera clássica, Peônia se torna uma donzela doente de amor e começa a sua jornada em busca da união com Ren.

O caminho feito pela menina passa por épocas e lugares distintos, cada um com milenares rituais e tradições. Como um anjo, Peônia velará pelo seu escolhido, em um amor que vai além da vida.


Uma metáfora para os desafios das chinesas de serem ouvidas e respeitadas em seus relacionamentos.
Com detalhes da vida cultural chinesa e sua mitologia, uma saga familiar que atravessa gerações, uma história inspiradora !!

Autor: Lisa See
Editora: Rocco

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Quem Quer Ser um Milionário? - Filme


Jamal Malik tem 18 anos, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida.

Visto pela TV por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa Who Wants To Be A Millionaire?.

No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça.

A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos?

Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram -, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota.

Conseguirá Jamal provar sua inocência e ganhar o prêmio e o coração de sua amada?


Com a realidade pura e simples de uma vida sofrida, Jamal consegue chamar a atenção de milhares de pessoas. É o resgate de um romance com humor e criatividade.
Um filme bem interessante !!

Elenco: Dev Patel, Freida Pinto, Anil Kapoor, Irrfan Khan
Gênero: Drama

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A Casa Caiu - Filme


Peter Sanderson um procurador viciado em trabalho e divorciado, encontra num chat de internet uma advogada , que ele acredita ser a mulher de seus sonhos.

Eles marcam um encontro, mas ao invés de sua alma gêmea, Peter é surpreendido pela extravagante Charlene, uma mulher que acabou de fugir da prisão e espera que ele limpe o seu nome.

Peter não quer nada com ela, ainda mais porque este simples encontro foi suficiente para fazer sua vida, perfeita e organizada, virar de cabeça para baixo.

Mas em meio às complicações que surgem dessa tumultuada relação, Peter logo percebe que ele precisa de Charlene, tanto quanto ela dele.


Esta deliciosa comédia é imperdível !!

Elenco: Queen Latifah, Steve Martin, Joan Plowright, Jean Smart, Betty White, Eugene Levy, Michael Rosenbaum, Missi Pyle, Alonzo Bodden, Angus T. Jones, Steve Harris, Kimberly J. Brown
Gênero: Comédia

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vida depois da Morte - Documentário


Vida Depois da Morte (Beyond and Back), o primeiro filme realizado sobre as Experiências Quase Morte (EQM), os impressionantes relatos de pessoas que ficaram mortas por alguns minutos e voltaram à vida.

Elas contam o que viram e sentiram. Baseado em fatos reais, o documentário foi realizado a partir das pesquisas científicas pioneiras do Dr. Raymond Moody Jr.

Essa produção histórica aborda, com seriedade, outros temas importantes, como a reencarnação e os fenômenos mediúnicos sob o ponto de vista da Ciência.


Eu achei esse documentário impressionante, visto que não envolve qualquer tipo de religião apenas Espiritualidade. É a interiorização do homem com o seu sentido de identidade, um resgate dos valores imprescindíveis à sua sobrevivência, quando se experimenta algo inexorável como é a morte!!
Vale a pena assistir !!!!!

Elenco: Linda Bishop, Vern Adix, Hyde Clayton, Elaine Daniel, Norman Keefer Gênero: Documentário

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Em Outrolugar - Livro


Em sua inusitada e, de certa forma, reconfortante visão da morte, a autora faz uma sensível reflexão sobre a vida.

Revoltada por ter morrido tão jovem, Liz demora para entender o que está acontecendo e custa a aceitar as regras do seu novo mundo.

Como uma típica adolescente, ela questiona, chora, briga, mas, aos poucos, compreende que não adianta ficar presa ao passado, gastando preciosos anos de sua “morte” no

Convés de Observação, ponto de onde é possível, por alguns Eternins – moeda de Outrolugar – espiar a vida na Terra e saber, por exemplo, quem foi ao seu funeral, como vai sua família e o que sua melhor amiga anda fazendo.

Tentativas de fuga e contato com os vivos também se mostram frustrantes e um tanto perigosas.

Assim, numa caminhada de amadurecimento e aceitação, ela descobre que as coisas em Outrolugar não são tão diferentes, nem as pessoas. E que, mais importante do que lutar pelo que nunca mais terá, é viver o presente com intensidade e amor, esteja onde estiver.

Aos poucos, Liz aprende a conviver com sua avó, Betty, que morreu aos 50 anos, companheiros de viagem no SS Nilo, o navio que os desembarcou em Outrolugar, Thandi e Curtis Jest, um famoso astro de rock morto por overdose, também se tornam amigos importantes; Liz arruma um trabalho, na verdade chamado de “diversão” em Outrolugar, como receptora de animais domésticos recém-falecidos; e sua morte/vida toma um novo rumo quando conhece Owen, um rapaz adorável morto ainda jovem.

O amor que Liz não conheceu na Terra, ela descobrirá em Outrolugar. Um amor tão doce e emocionante, às vezes triste e confuso, quanto qualquer história de amor em qualquer época, em qualquer lugar.

Escrito com bom humor, diálogos afiados e pitadas de lirismo, o livro de Gabrielle Zevin conduz gentilmente o leitor por um universo inusitado, mas vai ao encontro dos questionamentos mais profundos sobre a vida, o amor, as pessoas, os animais (muito presentes na história) e – por que não? – a morte. Afinal, quem nunca ousou imaginar o que existe “do lado de lá”?


Existe vida após a morte? O que nos espera “do outro lado” quando a vida tal qual a conhecemos se esvai? Neste aclamado romance Em Outrolugar, traduzido para 17 idiomas, a jovem escritora norte-americana Gabrielle Zevin apresenta ao leitor uma perspectiva bastante intrigante da morte – ao contar a história de Elizabeth Marie Hall ou simplesmente Liz – atropelada por um táxi às vésperas de completar 16 anos, e sua jornada em Outrolugar, onde ela vai ter que aprender a lidar com a sua nova vida.
Com uma escrita leve, transitando facilmente entre o humor e a sabedoria.
Sua mensagem é sobre estar vivo, aqui ou em qualquer outro lugar !!

Autora: Gabrielle Zevin
Editora: Rocco

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Tenha Fé - Filme


TENHA FÉ é uma comédia romântica tão leve e divertida que vai fazer você cair de amor por ela.

Jake Schram e Brian Finn são solteiros, bem sucedidos, extremamente populares e têm sido grandes amigos desde, bem... desde sempre.

Eles estão prestes a reencontrar uma outra grande amiga de infância - a charmosa Anne que tornou-se uma linda executiva, cujo reaparecimento em suas vidas transforma esse velho círculo de amizades em um triângulo amoroso bem complicado, porque Jake é um rabino e Brian, um padre.


TENHA FÉ é uma encantadora comédia romântica que vai conquistar seu coração.

Elenco: Ben Stiller, Jenna Elfman, Edward Norton
Gênero: Comédia romântica

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dúvida - Filme


Era um Colégio Católico no Bronx, 1964.

O filme começa com o Padre dando um sermão sobre a natureza da dúvida constatando que, como a fé, ela pode ser uma força unificadora entre as pessoas.

À noite, a Irmã Aloysius, a diretora rigorosa da escola católica, discute o sermão com as suas colegas freiras.

Ela pergunta se algumas delas têm observado qualquer comportamento anormal na escola do Padre, dando motivo para ele pregar sobre dúvidas, e pede que se mantenha os olhos abertos para qualquer tal comportamento.

A Irmã James, uma jovem e ingênua professora, observa a proximidade entre o Padre Flynn e um jovem estudante.

A Irmã Aloysius, também acha excessivo o interesse do respeitado sacerdote católico, por um jovem estudante negro.
Aloysius desconfia que Flynn esteja abusando sexualmente do menino.

Os dois entram em um combate verbal violento para esclarecer o caso. Ela confronta o Padre e apesar de nenhuma prova e nenhum apoio da mãe do garoto, ela exige que ele lhe diga a verdade.
É o suficiente para que a Superiora inicie uma cruzada moral contra o Padre Flynn, tentando a qualquer custo expulsá-lo da escola.


Eu achei um ótimo filme, onde retrata bem claramente julgamentos e atitudes tomadas diante de suposições !!
É uma adaptação da peça Doubt, que rendeu o prêmio Pulitzer ao dramaturgo John Patrick Shanley
Meryl Streep e Viola Davies estão imperdíveis.

Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffmam, Amy Adams, Viola Davis
Gênero: Drama

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Imensidão Azul - Filme


O francês Jacques Mayol e o italiano Enzo Molinari competem para ver quem é o melhor mergulhador desde a infância, passada na Grécia, onde o pai de Jacques morreu afogado, traumatizando-o para sempre.

Vinte anos depois, Jacques - agora um mergulhador a serviço de pesquisas científicas - é novamente desafiado por Enzo, e os dois disputam o título mundial em Taormina, Itália.

Jacques vence e passa a viver com Joanna, uma jornalista americana.

Enzo não aceita a derrota e força uma revanche, na qual acaba morrendo afogado.

Ao mesmo tempo, fracassa o relacionamento entre Joanna e Jacques, pois ele não consegue conviver com o mar e os golfinhos.

Há um lugar em nosso planeta que é mais incomum do que qualquer outro - o menos conhecido e o mais misterioso.

É um lugar semelhante ao espaço sideral, no qual as nações convencionais de tempo e distância se diluem. É um lugar mágico e perigoso no qual o corpo humano, bem como seu espírito, precisa se adaptar.

É o único lugar onde um homem chamado Jacques Mayhol realmente se sente em casa. É o mar - a "Imensidão Azul".


Você ficará maravilhado com a paisagem e a bela história de amor !!

Elenco: Griffin Dunne, Jean Reno , Jean-Marc Barr, Rosanna Arquette, Sergio Castellitto, Marc Duret, Paul Shemar
Gênero: Drama/Romance

terça-feira, 16 de junho de 2009

Razão e Sensibilidade - Filme


Baseado no clássico da escritora inglesa Jane Austen, RAZÃO E SENSIBILIDADE conta a história das irmãs Dashwood, a sensível Elinor e a apaixonada Marianne, cujas chances de casamento parecem perdidas após a repentina perda da riqueza da família.

Os bem-intencionados pretendentes se vêem aprisionados pelas armadilhas das estritas normas da sociedade e as conflitantes leis do desejo.


É uma comédia romântica em que duas irmãs, uma racional e a outra extremamente sensível, têm que se adaptar a um estilo de vida mais modesto, após o falecimento do pai, em meio a uma sociedade inteiramente dirigida pelo status social.
Trata-se de um clássico imperdível !!

Elenco: Hugh Grant, Emma Thompson, Kate Winslet, Alan Rickman
Gênero: Romance

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Conversando com os Cães - Livro


Com um amor cheio de entusiasmo, clareza de propósito e uma capacidade inesgotável de perdoar, os cães podem ser nossos maiores professores, se nos dispusermos a ouvir e aprender a linguagem deles.

Kate Solisti-Mattelon, profissional em comunicação com animais, ganhou o respeito de veterinários, cientistas e protetores de animais do mundo inteiro.

Nesse livro ela reuniu as mais importantes mensagens que os cães já transmitiram às pessoas de seu convívio.

Não se trata de um manual que ensina as pessoas a cuidarem de seus cães. É um instrumento para compreendê-los, pois os cães realmente podem ser mestres inestimáveis.

Com 147 páginas, Conversando com os Cães revela uma sabedoria e inspiração que podem ampliar nossa ligação especial com essas belas criaturas.


É uma leitura simples e ao mesmo tempo, excepcional, especialmente para todos os que gostariam de entender melhor seu amigo.
Um livro indispensável para os que apreciam a companhia dos cães!!


Autora: Kate Solisti-Mattelon
Editora: Cultrix

sábado, 13 de junho de 2009

O Curioso Caso de Benjamin Button - Filme


Assim começa O Curioso Caso de Benjamin Button, adaptação do romance de 1920 de F. Scott Fitzgerald.

É sobre um homem que nasce com oitenta e poucos anos e rejuvenesce a cada dia que passa.

Um homem, como qualquer um de nós, que não pode parar o tempo.

A partir da Nova Orleans do final da 1ª Guerra Mundial, em 1918, adentrando o século XXI, o filme percorre uma jornada tão incomum quanto pode ser a da vida de qualquer pessoa, através da grandiosa história de um homem nem tão comum assim, das pessoas e lugares que ele descobre ao longo do caminho, dos amores que encontra, dos que perde, das alegrias da vida e das tristezas da morte e do que permanece além do tempo.


Apesar de bem longo, é um filme para ser visto e revisto.
Sempre tenho minhas reservas quanto aos filmes indicados ao Oscar, mas esse realmente foi merecido !!

Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Kimberly Scott, Jason Flemyng, Taraji Henson, Elle Fanning, Mahershalalhashbaz Ali, Emma Degerstedt
Gênero: Drama

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O Vizinho - Filme


Um jovem casal acaba de se mudar para a sua casa dos sonhos, na Califórnia, e torna-se alvo do vizinho que é contra o casamento deles por serem de raças diferentes.

O vizinho é um homem severo, pai solteiro e policial de Los Angeles que elegeu a si mesmo cão de guarda da vizinhança.

Suas patrulhas noturnas a pé e sua excessiva vigilância trazem conforto para alguns, mas ele se intromete cada vez mais na vida do casal.

Essas constantes intromissões fazem com que o casal resolva reagir.


O que seria mais seguro do que ser vizinho de um policial que gosta de tomar conta da redondeza ?
Este instigante filme nos dá a dimensão exata de que o excesso de controle não traz benefícios a ninguém !!

Elenco: Kerry Washington, Samuel L. Jackson, Jay Hernandez, Patrick Wilson, Regine Nehy, Jaishon Fisher
Gênero: Suspense

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada - Filme


Dan Burns é um pai viúvo e escritor de uma coluna que dá conselhos familiares e ainda está se recuperando de uma significativa perda.

Como fuga, ele insiste na tentativa de colocar ordem na vida de suas três jovens filhas rebeldes, enquanto tenta fugir de qualquer coisa inesperada ou que seja fora do seu controle.

Porém, em Rhode Island, onde passa um feriado, ele conhece uma mulher fascinante chamada Marie.

A paixão é imediata. Dan só não sabe de um pequeno detalhe: ela é a namorada de seu irmão Mitch, que está prestes a orgulhosamente apresentá-la à sua família. A Confusão está armada.


Uma comédia engraçada, com muita doçura e a dose certa de emoção !!

Elenco: Steve Carell, Juliette Binoche, Norbert Leo Butz, Dane Cook
Gênero: Drama/Romance

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Código para o Inferno - Filme


Art Jeffries, um renegado agente do FBI, está decidido a combater implacáveis agentes federais para proteger Simon, um garoto autista de nove anos que quebrou códigos "indecifráveis" do governo.

Ele é capaz de ler o sistema MERCURY, o mais avançado código criptografado, de maneira tão simples como outras crianças lêem histórias em quadrinhos.

A habilidade de Simon mostrou a vulnerabilidade de um código secreto bilionário, especialmente se o menino cair nas mãos dos inimigos dos Estados Unidos.

O Chefe do programa, Nick Kudrow precisa eliminar a "ameaça à segurança", mas não contava com o envolvimento do agente Jeffries.

Perseguidos por cruéis assassinos, Jeffries percebe que não pode confiar em ninguém.
Agora, o tempo está se esgotando e ele descobre que a única esperança de sobreviver é usar a especialidade de Simon para levar seus adversários até a justiça.


Uma trama eletrizante, com bastante ação e enigmas!!

Elenco: Bruce Willis, Alec Baldwin, Chi McBride, Kim Dickens
Gênero: Ação

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Jogo entre Ladrões - Filme


Keith Ripley é um ladrão frio e calculista que segue o Código dos Ladrões: faça o trabalho, proteja seu companheiro, não trapaceie e nunca, jamais coopere com os tiras.

Infelizmente, seu ex-parceiro, Victor Kochenko, não seguiu esse código. Ele trapaceou os tiras e agora está morto.

Gabriel é um ladrão jovem e bonito que sabe onde pisa nas ruas barra-pesada de Nova York.

Ripley observa de perto enquanto Jack surrupia de um comerciante no metrô um envelope cheio de diamantes. Na verdade, o próprio Ripley vem espionando o comerciante, mas agora Jack arruinou seus planos.

Contudo, Jack certamente tem estilo, e Ripley rapidamente toma nota disso. Ripley precisa de alguém como Jack para realizar um grande assalto.

Ele está de olho num comerciante de diamantes, Vitaly Zykov, cujos amigos em ex-locais soviéticos estão escoando os vários tesouros escondidos da Rússia para o depósito high-tech de Zykov para serem vendidos. Trancados atrás de alarmes, guardas armados, vigilância sofisticada e a porta do cofre acionada por voz e impressões digitais... encontram-se quadros premiados, jóias e... os dois últimos Ovos Fabergé criados até hoje – e nunca circulados.

Ripley precisa desses Ovos a fim de pagar a dívida de jogo de seu velho parceiro ao impiedoso Nicky Petrovitch. Se Ripley conseguir pôr as mãos nessas valiosas obras de arte, a dívida estará quitada. Caso contrário, Nicky acabará com a vida de Ripley.


Uma trama inteligente, que mescla ação e romance. Ótimo filme para um fim de semana com frio!!

Elenco: Antonio Banderas, Morgan Freeman, Radha Mitchell
Gênero: Policial

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Artífice - Livro


Em seu mais ambicioso livro, Richard Sennett — um dos mais importantes intelectuais contemporâneos — explora o trabalho manual não industrializado.

Ele conecta o esforço físico a valores éticos e discorre sobre o desejo de fazer as coisas da melhor maneira possível e sobre a frustração e os danos causados quando esse desejo nos é negado.

Em uma abordagem original, Sennett expande o conceito de “artesanato” e impressiona ao mostrar o quanto é possível aprender sobre si mesmo por meio do ato de produzir manualmente.


“Este livro é uma jornada erudita, original e ética pela cultura.
Uma aventura intelectual inquisitiva e inteligente!!”
Mais uma ótima indicação de minha amiga Silvia Helena.

Autor: Richard Sennet
Editora: Record

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Noivas em Guerra - Filme


Liv e Emma são grandes amigas e planejaram seus respectivos casamentos nos mínimos detalhes desde crianças, quando brincavam juntas cantando "Lá vem a noiva" em seus sótãos.

Sempre souberam, sem sombra de dúvida, que se casariam no local dos casamentos mais badalados de Nova York: o Hotel Plaza.

Agora, aos 26 anos, ambas estão prestes a casar; prestes a realizar seu sonho, vivendo felizes para sempre. Ou talvez não.

Um erro na marcação da data, fazendo coincidir os casamentos, joga essas mulheres sensatas, racionais e respeitáveis uma contra a outra, num conflito que vai abalar a amizade.

Kate Hudson, que produz e estrela Noivas em Guerra, faz o papel de Liv, uma advogada bem-sucedida, acostumada a conseguir tudo o que quer - o emprego perfeito, o homem perfeito e o casamento perfeito.

Isso até que sua melhor amiga Emma, interpretada por Anne Hathaway, decide realizar o mesmo sonho. Emma, professora de escola que sempre cuidou bem dos outros, negligenciando a si própria, descobre sua megera interior e mostra as garras quando vê o dia do seu casamento ameaçado.


Amigas para sempre.... até que o casamento as separe.
Uma comédia, leve, inteligente e, sem dúvida alguma, belicosa !!

Elenco: Kate Hudson, Anne Hathaway, Candice Bergen, Bryan Greenberg, Kristen Johnston
Gênero: Comédia