segunda-feira, 29 de junho de 2009

As Palavras do Amor - Livro


As impressões, dramas e sonhos amorosos de três mulheres chinesas do século XVII, relatados em um livro precursor, serviram de mote para o novo romance da aclamada autora sino-americana Lisa See.

Fascinada pelo ineditismo da publicação, Lisa See mergulha em ampla pesquisa histórica sobre os desafios das mulheres chinesas para serem ouvidas e respeitadas em seus relacionamentos para dar forma ao romance As palavras do Amor, uma inesquecível viagem de desejo, angústia, prazer e dor pelo universo feminino.

No século XVII, havia mais mulheres escritoras na China do que em todos os demais países do mundo juntos.

Elas também eram grandes leitoras e cresciam apaixonadas pela história da jovem donzela que toma as rédeas do próprio destino e prefere morrer de amor, na ópera O pavilhão de Peônia, de 1598, a se sujeitar a um casamento arranjado pela família.

Elas não tinham autorização para assistir à encenação do espetáculo, mas podiam acompanhar sua versão escrita.

Três dessas mulheres, que foram, coincidentemente, casadas com o mesmo homem, uma após a outra, relataram em livro, Comentários das três esposas, seus dilemas amorosos depois das provocações causadas pela leitura da ópera.

Lisa See parte desses dados históricos e acrescenta a eles elementos de ficção para escrever o romance As palavras do amor.

No livro, a jovem Peônia, de 16 anos, sonha descobrir o amor embalada pela história da donzela Liniang, personagem central da ópera de Tang Xianzu.

Mas, na China do século XVII, das Dinastias Ming e Quing, as meninas eram destinadas a casamentos acertados por suas famílias. Mesmo na casa dos Chen, uma abastada família de Hangzhou cujas mulheres tinham acesso à educação e à cultura, as regras não eram diferentes.

Apesar da obediência aos seus pais e à tradição, a jovem Peônia não deixava de ter seus próprios sonhos e ansiava por realizá-los.

Foi durante a encenação da ópera nos jardins da família Chen que Peônia, escondida atrás de um biombo, foi surpreendida pelo encontro com Ren.

A partir daí, a jovem sente o despertar dos mesmos sentimentos que tomaram a heroína de Xianzu: o imenso desejo de viver ao lado do homem que conquistou seu coração.

A exemplo da personagem da ópera clássica, Peônia se torna uma donzela doente de amor e começa a sua jornada em busca da união com Ren.

O caminho feito pela menina passa por épocas e lugares distintos, cada um com milenares rituais e tradições. Como um anjo, Peônia velará pelo seu escolhido, em um amor que vai além da vida.


Uma metáfora para os desafios das chinesas de serem ouvidas e respeitadas em seus relacionamentos.
Com detalhes da vida cultural chinesa e sua mitologia, uma saga familiar que atravessa gerações, uma história inspiradora !!

Autor: Lisa See
Editora: Rocco

Nenhum comentário: