segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Solidão dos Números Primos - Livro


O romance é uma pequena coleção das dores de uma juventude a qual Giordano conhece bem.

Ao se concentrar na história de Alice e Mattia, os dois protagonistas, o autor faz também um relato da pequena burguesia italiana em capítulos que vão de 1983 a 2007, período em que evolui cronologicamente a narrativa.

Dois acidentes dão a partida à cadência da trama:
Alice é uma menina que fora forçada pelo pai a ser uma brilhante atleta. Em um dia de treino, sofre uma queda que a deixará marcada para sempre.

Mattia é um pequeno gênio da matemática. A caminho de uma festinha de aniversário, deixa a irmã gêmea, da qual se envergonha, sozinha num banco de praça e nunca mais a vê.

Marcados por suas histórias e um sentimento permanente de inadequação, Alice e Mattia se conhecem na escola e, desde então, ficam cada dia mais unidos.

A fixação por belas imagens faz com que Alice torne-se fotógrafa.

Mattia tem uma maneira particular de ver o mundo, sempre por teoremas matemáticos – e não por acaso torna-se um brilhante cientista.

E é assim, através do olhar aguçado de Alice e das hipóteses lógicas de Mattia, que Giordano conduz a narrativa densa e sensível de seu premiado romance de estréia.

Segundo o autor, os protagonistas “são típicos representantes de uma burguesia abastada, que dá conforto aos filhos, mas os deixa sozinhos”.

É de maneira cortante que Giordano dá conta desta solidão – como ao descrever o pai que não se dá ao trabalho de tirar o cinto de segurança para dar um beijo no filho, ao deixá-lo na escola. Ou a família que não percebe a anorexia da filha, disfarçada por uma barreira de copos diante de um prato de refeição intocado.

O romance está em fase de adaptação para o cinema, e deve chegar às telas em 2010, em uma coprodução de Mario Gianani e da produtora Les Films des Tournelles, com o apoio da Film Commission Torino Piemonte.


Marcados por suas próprias tragédias, Alice e Mattia conduzem o leitor, em meio ao olhar aguçado de uma e as hipóteses lógicas do outro, por uma trama que fala de solidão de forma densa e sensível.
Uma pequena coleção das dores de uma juventude que cativa o leitor a cada página.
Vale a pena ler!!

Autor: Paolo Giordano
Editora: Rocco

Nenhum comentário: