segunda-feira, 11 de julho de 2011

Encore Provence - Livro


Encore Provence é o terceiro livro de Peter Mayle a abordar a charmosa região da França. Ele já o tinha feito em Toujours Provence e Um ano na Provence. Resolveu voltar ao tema e ao lugar devido a um sentimento muito particular: saudade.

Os vinhos, queijos, paisagens e hábitos de um povo peculiar são esmiuçados com bom humor por este inglês apaixonado por viagens, que se autodefine "turista profissional". E é com um olhar atento e sensível que leva aos leitores as sensações de alguém que aprendeu a amar Provence, explicando em detalhes os cheiros e sabores de uma França deliciosamente provinciana.

De uma forma divertida e ao mesmo tempo factual, Mayle enumera características típicas provençais, chamando atenção para este ou aquele detalhe, como uma refeição ao ar livre, o comportamento de um vendedor de carros, o hábito de encontrar lojas fechadas às três da tarde, a velocidade exagerada dos carros nas vias expressas, as feiras, a mania de gesticular...

Dedica um capítulo a dar uma verdadeira lição de perfumaria – Como ser um nariz – e destaca o trabalho da Escola de Iniciação às Artes e Técnicas da Perfumaria para Crianças Cegas, iniciativa da L’Occitane.

Para Mayle, a personalidade da Provence pode ser exprimida num gesto ou numa placa, num sorriso ou sensação. É por este motivo que Encore Provence é mais do que um punhado de sugestões e endereços para turistas ávidos pelo foie-gras, baguette ou queijo.

O livro é o registro de uma França que, além de irresistível e pitoresca, faz com que o leitor sinta vontade de fazer as malas e partir o quanto antes.


Certas experiências só são possíveis na França e o universo de Provence, sul da França, um lugar de paladares, aromas e paisagens capazes de elevar o espírito e mudar a vida das pessoas.

Autor: Peter Mayle
Editora: Rocco

Nenhum comentário: