segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Rede da Flor - livro


O livro é muito mais do que uma obra policial na linha "descubra o assassino". Lisa See utiliza seus conhecimentos do submundo oriental para traçar um amplo painel da China contemporânea, de seus problemas internos e de seus conflitos com o Ocidente.

E, com faro jornalístico, revela o perigoso mundo das Tríades — organizações criminosas chinesas que financiam imigrações ilegais para a Europa e os EUA. Em troca, os clandestinos são forçados a trabalhar para as quadrilhas em regime escravo.

Uma trama mais do que atual, com a recente descoberta de 58 chineses mortos num caminhão frigorífico no porto de Dover e as denúncias de atuação da Máfia chinesa em São Paulo.

No livro, o navio Peônia da China é encontrado vagando pelo litoral da Califórnia, sem tripulação.

A bordo, centenas de imigrantes chineses à beira da morte e um cadáver ilustre: o de Guang Henglai, filho de Guang Mingyun, membro de uma das cem famílias mafiosas que dominam a China.

Henglai foi assassinado com um veneno que provoca hemorragia interna, a mesma substância que matou semanas antes Billy Watson, filho do embaixador dos EUA na China.

Apesar das tempestuosas relações entre os dois países, Liu Hulan e David Stark passam a trabalhar juntos para desvendar o mistério.

Eles tiveram um intenso romance quando ela estudava nos Estados Unidos, antes de voltar para a China sem nunca mais dar notícias.

O casal se envolve com as Tríades, o contrabando de órgãos de animais e a corrupção de governos para desvendar segredos que nunca deveriam ter sido revelados. Até para eles.


O livro é o retrato do que hoje acontece no mundo. Imigrantes na busca de uma vida melhor, acabam no submundo dos países mais abastados, tendo que viver de ajuda, mendigando, para não morrer de fome.
Ao mesmo tempo, a máfia domina os mais fracos e faz deles objeto para atingir quem quer que se atravesse em seu caminho.

Autor: Lisa See
Editora: Rocco

Nenhum comentário: