sexta-feira, 16 de março de 2012
Gabbeh - Filme
Gabbeh é um tipo de tapete persa muito peculiar.
Os seus motivos, imagens ou desenhos são extraordinariamente criativos e sempre diferentes: não há dois iguais.
Nos motivos tecidos manifestam-se pedaços inspirados na vida quotidiana, tribal, as paisagens que se percorrem ou as histórias de amor que se vivem... ou que nunca se chegam a consumar.
Um gabbeh é como um fotograma congelado de uma parte da vida, como a página de um livro, como o troço de um hieróglifo tecido, um fragmento de um velho código.
No sudeste do Irão, as tribos nômades especializadas em tecer o gabbeh estão em vias de extinção.
Na margem de um rio, uma anciã lava o seu gabbeh e parece manter uma conversa com a magnífica tapeçaria. Entre os seus desenhos surge também a imagem de uma jovem chamada Gabbeh, disposta a contar-lhe a história do seu amor.
Como a sua família a proibiu de se unir ao homem que ama, Gabbeh, durante uma viagem com a tribo, contempla à distância o seu amante, que os segue a cavalo pelos montes, os rios e a neve.
Mas há outra história paralela à de Gabbeh. É a do seu tio Sayahi, antigo professor da escola e poeta que voltou da cidade, onde viveu durante muito tempo, para se estabelecer com a sua tribo natal. Aí poderá ensinar aos meninos como conseguir das flores as maravilhosas cores que ajudarão a tingir a lã do gabbeh.
Um dia descobre o amor. A tribo chega perto de uns poços de petróleo. Floresce uma multidão de futuros gabbehs. Sayahi e a sua mulher erguem uma tenda junto ao rio. A anciã prossegue a sua conversa. A seu lado, o marido escuta-a.
Fonte: Filmes com Legenda
Uma produção iraniana bem interessante para quem gosta de filmes diferentes!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário