segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Amante da China - Livro


Na Manchúria da década de 1930, a bela Yoshiko Yamagushi chega ao estrelato numa série de filmes feitos para celebrar a ocupação japonesa na China. Sob o pseudônimo de Ri Koran, a japonesa Yamagushi criou sensação em melodramas retratando o romance entre uma doce camponesa chinesa e um heróico capitão de navio japonês. A carreira de Yamagushi como instrumento de propaganda militar continuaria forte até a rendição japonesa, em 1945.

Sua incrível trajetória ganha vida em A AMANTE DA CHINA, de Ian Buruma, um épico que engloba cinco décadas da conturbada história moderna japonesa. E nos conta uma história real através do olhar de personagens fictícios. Buruma usa os eventos da singular trajetória de vida de Yamagushi como metáfora para a mutante identidade do país: de ditadura militar a ruína pós-guerra e, finalmente, uma potência economicamente robusta, recuperada e rejuvenescida.

Aqui, o autor aborda de forma singular a heroína, dividindo sua biografia em três partes. Cada uma narrada por um homem diferente, traçando um paralelo com uma fase diferente da ressurreição japonesa.

Yamagushi reconstruiu sua carreira das cinzas da Segunda Guerra. Primeiro como estrela de filmes pró-americanos no Japão. Depois como atriz de Hollywood, sob a alcunha de Shirley Yamagushi, homenagem a Shirley Temple.


O livro trata, ainda, do papel do cinema na história japonesa, tanto como alicerce cultural quanto como ferramenta política usada por exércitos. Primeiro pelos japoneses na ocupação da China e depois pelos americanos no Japão. Mais do que uma viagem pela história da Ásia, A AMANTE DA CHINA é uma jornada pelas aspirações de uma mulher múltipla tentando se encontrar. Um belo romance literário de narrativa inteligente, capaz de dar conta de importantes detalhes históricos sem perder sua delicada veia literária.

Autor: Ian Buruma
Editora: Record

Um comentário:

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Yoshiko Yamaguchi...realmente fez mto sucesso aqui no Japão.

Até hj as músicas dela são cantadas aqui no Japão. eu mesmo sei várias, que aprendi com meus avós...
a vida dela virou uma série aqui no Japão, fez mto sucesso.

boa semana!