segunda-feira, 25 de junho de 2012

Escola do Medo - Livro


”Todo mundo tem medo de alguma coisa.” Esse é o principal motivo que irá levar Madeleine, Theodore, Lulu e Garrison a viverem aquele que seria o pior verão de suas vidas.

Isso porque os quatro personagens serão levados para a Escola do Medo, um lugar misterioso e aterrorizante, onde precisarão lidar com suas fobias diariamente.

Madeleine tem medo de todo e qualquer tipo de inseto, especialmente aranhas. O desespero era tamanho que Madeleine não saía de casa e não queria “entrar em nenhum ambiente que não houvesse sido recentemente dedetizado”. O véu contra mosquitos estava sempre preso aos cabelos, além do cinto de latas de aerosol na cintura.

Theodore, ou melhor, Theo, “morre” de medo de morrer. Por conta disso, o caçula de sete irmãos tem a estranha mania de rastrear cada um dos familiares para confirmar se estavam bem. Caso contrário, o menino perde as forças e precisa recorrer aos chamados “sais aromáticos” para voltar ao normal. A neurose era constante e Theo até criou um mecanismo em que “todos os dados eram registrados num caderno chamado Mortos ou Vivos”.

Lulu é “uma garota de doze anos de idade, cabelo ruivo claro, uma quantidade saudável de sardas e olhos cor de jade”. Apesar da aparência de uma menina como todas da sua idade, tinha o estranho hábito de investigar com antecedência os ambientes que precisasse visitar. Isso porque Lulu tem verdadeiro pavor de lugares fechados. Por isso, evitava ao máximo visitar ambientes sem algum tipo de ventilação como elevadores, banheiros sem janela etc.

O quarto integrante dessa “turma dos medos” é Garrison Feldman, um jovem de treze anos que arranca suspiros das meninas, tanto por sua aparência encantadora como por sua performance excepcional nas várias modalidades esportivas do colégio. Porém, por trás de todos esses atributos, Garrison tem completa aversão a águas profundas. Bom, “não água de beber ou de banho, mas qualquer grande extensão de água, como um lago, lagoa ou mar”.


Escola do Medo é o primeiro livro infantojuvenil de Gitty Danneshvari, em que utiliza como inspiração os medos que teve na infância e como conseguiu superá-los. Ao abordar o tema com muito bom humor – como ao explicar que “Araquibutirofobia é medo de manteiga de amendoim grudar no céu da boca” –, a autora convida o leitor a desvendar se esses quatro medrosos vão conseguir vencer seus receios em apenas seis semanas. Caso contrário, a tão temida Escola do Medo vai mostrar como o fracasso pode ser ainda mais apavorante!!

Autora: Gitty Daneshvari
Editora: Rocco Jovens Leitores

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre dicas maravilhosas...amei beijos e boa semana!