quinta-feira, 26 de maio de 2011

Almas Silenciosas - Filme


Quando sua querida mulher Tanya morre, Miron pede a seu melhor amigo Aist que o ajude a despedir-se dela de acordo com os rituais da cultura Merja, uma antiga tribo do Lago Nero, localizado no centro-oeste da Rússia.

Apesar de a civilização Merja ter sido assimilada no século 17, seus ritos e tradições ainda estão presentes na vida de seus descendentes.

Os dois homens partem em uma viagem pelas terras sem fim, levando com eles dois pequenos pássaros em uma gaiola.

Pelo caminho, como de costume para os Merjas, Miron divide com o amigo memórias íntimas de sua vida conjugal.

Mas quando eles chegam às margens do lago sagrado onde Miron irá se separar para sempre do corpo de Tanya, ele descobre que não era o único apaixonado por ela.
Fonte: Filmes com Legenda


O título original em russo é bastante sugestivo e deve ser explicado porque ninguém tem obrigação de saber o que é Ovsyanki.
Trata-se do nome de um passarinho bastante comum naquela região. É uma ave colorida, mas muito banal, encontrada em qualquer parte e que não desperta a atenção por nenhum traço particular.
Um equivalente, talvez, do nosso pardal. Tão comum que ninguém repara nele – por isso o título russo, concreto como só pode ser um substantivo, só pode ter um equivalente nessas duas palavras, almas silenciosas, do título em português.
Um filme de poucas palavras e rigoroso apuro visual. Almas Silenciosas é quase uma pintura. Ou até mais que isso. (Luiz Zanin - Blog do Estadão)

Essa produção do diretor russo Aleksei Fedorchenko vale a pena ser vista!!

Gênero: Drama

Nenhum comentário: