quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O Recurso - Livro



Em O Recurso, o leitor já começa a trama dentro de um tribunal de Hattiesburg, Mississippi, à espera do retorno do júri após o término de um longo julgamento.

Quando o júri volta com um surpreendente veredicto de 41 milhões de dólares contra Krane Chemical Corporation, uma grande empresa química, considerada culpada por jogar substâncias tóxicas na água de Bowmore, uma pequena cidade em Cary County, é que Grisham começa a mostrar ao leitor o quanto os ricos podem ser ainda mais gananciosos.

Wes e Mary Grace Payton são um casal de advogados que apostam tudo no mais comentado julgamento do Mississippi para ajudar uma jovem, que perdeu marido e filho, vítimas de câncer, causado pela água contaminada.

Do outro lado, encontra-se Carl Trudeau, o bilionário CEO da Krane, inconformado por perder o julgamento e milhões de dólares. John Grisham retrata a luta desesperada dos Payton para manter o veredicto enquanto enfrentam a máquina milionária de Trudeau e seus golpes baixos.

À medida que recursos e petições são indeferidos ou aceitos, o leitor vai conhecendo um pouco mais da história de Jeannette Baker, a viúva, e sua cidade em vias de se tornar um local fantasma pela contaminação.

Junto com o pastor de Bowmore, Wes e Mary Grace tentam manter as esperança de outros queixosos, enquanto encaram a concorrência de outros advogados que só querem uma parte do dinheiro do veredicto.

As chances de Bowmore e seus sofridos cidadãos está na Suprema Corte do Mississippi, onde nove juízes decidirão por manter ou reformar a sentença.

Entretanto, o bilionário Trudeau, para ter certeza da vitória, orquestra a compra de um juiz da Suprema Corte, capaz de anular o julgamento.

A partir de então o autor mostra quão fácil é manipular uma eleição quando existe dinheiro de sobra.

Com todo o seu talento, Grisham leva o leitor a um passeio pela corrupta política judiciária, com senadores comprados, juízes manipulados e manipuladores e políticos “marqueteiros” capazes de tudo para eleger seus candidatos.

À medida que a história se desenvolve, os Payton se vêem cada vez mais pressionados e a perspectiva de ganhar nada e ainda perder o pouco que lhes resta é cada vez mais real.

As eleições seguem o caminho traçado pelos mais poderosos, até que uma virada do destino leva todos os envolvidos a questionarem seus valores.

Neste livro, o autor volta ao universo jurídico que sempre o consagrou e nos mostra que, assim como a política é um jogo sujo, a justiça também é. Com um desfecho surpreendente, o escritor continua dominando os tribunais como poucos.


É sempre com grata surpresa que vejo um livro do Grisham ser lançado. Aliás, espero-o!!!
São ótimos, principalmente quando descrevem um thriller Legal...
Só que neste livro, você consegue “ver” as forças poderosas de quem tem o dinheiro e torce “contra” elas, na esperança que o bem vença... nem que seja na literatura.
Quando leio um livro deste, bem escrito, bem traduzido, penso que o assunto é só ficção.
Mas será?
Será que a ganância e a busca do poder, pelos que dominam financeiramente o mundo vencerá?
Leia até o fim, mesmo porque você não conseguirá largá-lo!!!

Autor: John Grisham
Editora: Rocco

Nenhum comentário: