quarta-feira, 22 de abril de 2009

Perdas e Ganhos - Livro


“Entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas, mas nos proporciona uma sucessão de ganhos. O equilíbrio da balança depende muito do que soubermos e quisermos enxergar.” Lya Luft

Num misto de ensaio e memórias, em "Perdas e Ganhos", Lya retoma diversos temas de O rio do meio, livro publicado em 1996, vencedor do prêmio de melhor livro da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Considera o ser humano ao mesmo tempo bom e capaz, fútil, medíocre e até cruel. Embarcado numa vida que é um dom, um mistério, e uma conquista a cada momento. Lya acredita que “a felicidade é possível, que não existe só desencontro e traição, mas ternura, amizade, compaixão, ética e delicadeza.” Sobre isso dialoga, aqui, com seu leitor.

“No decorrer da obra, que não é ficção, ensaio ou auto-ajuda e sim literatura, arte, a escritora trava um delicado diálogo com os leitores, convencendo-os de que o tempo não pode, jamais, ser desperdiçado com valores superficiais que muitas vezes são disseminados pela mídia, pela moda e pelo consumismo.

Já no inicio do livro a escritora esclarece que escreve para instigar os leitores a repensarem sobre o que estão fazendo com o tempo que lhes é dado.

A autora, ao longo de cinco capítulos, fala sobre o valor da vida e a necessidade de reinventá-la constantemente, revalorizando-a a cada instante.

No livro, ela escreve: "Vivemos segundo o nosso ponto de vista, com ele sobrevivemos ou naufragamos. Explodimos ou congelamos conforme nossa abertura ou exclusão em relação ao mundo".

A autora alerta que para viver qualquer fase da vida é necessário acreditar que vale a pena viver, pois há diversos modos de ser feliz, e que as pessoas devem persegui-los.

No diálogo travado com os leitores, a escritora considera que a passagem do tempo pode significar a conquista da maturidade e não a perda da juventude e afirma, categoricamente, que a supervalorização da eterna juventude pode representar um tormento na vida das pessoas, que cada vez mais querem aparentar menos idade, utilizando todos os artifícios para " voltar" a ser jovem.

"Se aceito a idéia de que tudo se encerra quando acaba a juventude, minha possibilidade de ser alguém válido diminui a cada ano."

Portanto, os leitores são levados, no decorrer da obra, a fazer ponderações que vão da infância à velhice; muitos reflexos do passado retornam no presente.

Contudo, a autora alerta seus leitores que "a vida não tece apenas uma teia de perdas, mas nos proporciona uma sucessão de ganhos" , porém com os olhos vendados não conseguiremos enxergar "o desperdício de talentos que poderiam ser cultivados até o fim, sem importar a idade". -Valéria Gaurink Dias Fundão -Jornalista e Bacharel em Direito


Lya Luft nos brinda com uma pérola da literatura. Seu modo encantador de fazer a trama das palavras mais parece um bordado rico em criatividade.
Uma obra de sensibilidade ímpar e leitura obrigatória !!
Existe também em áudiolivro.

Autora: Lya Luft
Editora: Record

Nenhum comentário: