segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Ano dos Três Desejos - Livro


Quem, ao arremessar uma moeda numa fonte, fica totalmente imune à crença de que o ato de desejar, de alguma forma, provocará algum resultado?

Este é o desafio proposto pela autora Noelle Oxenhandler em O ano dos três desejos – como aprendi a realizar meus sonhos.

Ao mesmo tempo em que descreve e investiga os mecanismos do ato de desejar, a autora relata como um ano de ousadia, marcado por três fortes desejos - um amor de verdade, cura espiritual e a casa dos sonhos –, tornou-se um novo modo de encarar a vida.

Além de registrar essa jornada comovente mês a mês, a autora leva a público uma pesquisa histórica sobre o ato de desejar, indo desde a dança da chuva até as teorias da psicanálise, da antropologia e do ocultismo.

Noelle realizou em um ano os três desejos que a inquietavam, mas não parou por aí. Ela decidiu investigar o mecanismo do processo do desejo – um anseio acrescido de ambição, pronto para a ação como uma flecha de ponta afiada –, sentimento que se distingue da esperança, por exemplo, por ser justamente essa determinação de voar até algo que ainda está por vir.

A autora inicia sua trajetória em direção às conquistas em pleno reveillon. É neste momento de virada que ela formula seus três desejos.

O que ela não imaginava é que, para que eles se realizassem, ela precisaria investigar tão profundamente as origens do desejo. Ela parte daí para uma pesquisa sobre esta inquietante e permanente falta que move homens e mulheres, passando por leitura de textos de Freud a estudos antropológicos de Malinowski, mesclados ao conhecimento de ocultismo do britânico Richard Cavendish.


A principal mensagem: é necessário que cada um reserve um tempo para si diariamente e tente descobrir o que realmente quer, focalizando os desejos, e se esforçando para remover os obstáculos do caminho.
Escrito com leveza e humor e tocando com sabedoria nas fragilidades e conquistas humanas, O ano dos três desejos se estrutura em capítulos que descrevem mês a mês os acontecimentos que vão levar a autora à auto realização. O livro é um poderoso estímulo para aqueles que buscam ultrapassar seus limites e concretizar seus ideais.
Um livro curioso e muito interessante!!

Autora: Noelle Oxenhandler
Editora: Rocco

Nenhum comentário: