segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Enigma do Oito - Livro


Um tesouro escondido durante mais de mil anos é desenterrado na Abadia de Montglane em 1790. Freiras e noviças espalham-se pela França para protegê-lo. O país vive uma revolução sangrenta, mas a batalha que as aguarda promete perigos ainda maiores.

Quase 200 anos depois, na virada de 1973, em Nova York, uma especialista em informática recebe o aviso de uma vidente: em breve ela estará envolvida em um jogo. A vidente só não revela que o jogo foi iniciado dois séculos antes, quando o Xadrez de Montglane deixou a Abadia.

Apesar do espaço entre as duas narrativas, o mistério que as envolve é apenas um. E tanto a noviça Mireille, no século XVIII, quanto Catherine Vellis, em plena década de 1970, precisarão passar por provações e desvendar charadas para solucionar o enigma que envolve o lendário xadrez usado por Carlos Magno mais de mil anos antes.

Mireille, acompanhada pela prima Valentine, deixam a Abadia de Montglane com um segredo e uma missão. Em Paris, instaladas na casa do tutor de Valentine, elas entregam-se a uma vida glamorosa tão logo chegam. Porém, a rotina tranquila dura pouco. Confrontos sangrentos mudam a trajetória das duas primas. Decidida, Mireille assume a causa, não só dela, mas de todas as outras freiras e noviças que deixaram a Abadia: ela precisa reunir novamente o Xadrez de Montglane e descobrir a fórmula de poder contida no jogo.

Paralelamente às andanças de Mireille pela Europa e norte da África em busca de respostas, os leitores acompanham a aventura de Catherine pela Argélia. Não bastassem as situações nebulosas vividas em suas últimas semanas em Nova York – conhece um misterioso enxadrista russo, presencia duas mortes, tem o carro atingido por balas e o apartamento invadido –, ela precisa enfrentar as complicações do novo trabalho e as implicações de, sendo uma mulher, mudar-se sozinha para um país muçulmano. E, para completar, prometeu a um antiquário de Nova York que ajudaria a encontrar as peças de um tal jogo de xadrez que havia pertencido a Carlos Magno.

É justamente neste ponto que as vidas de Mireille e de Catherine se cruzam. Ambas procuram pelo Xadrez de Montglane e ambas correm muito perigo. Uma poderá ajudar a outra de alguma maneira? Como numa partida de xadrez, a autora apresenta as repostas ao longo dos capítulos, até o xeque-mate.

Cruzando eventos históricos e três continentes, O enigma do oito é uma intrincada trama de personagens que se movem como peões num tabuleiro. Napoleão, Robespierre, mercadores judeus, mestres russos do xadrez e cientistas modernos estão interligados neste romance de suspense e magia, no qual cada reviravolta é uma jogada de mestre.


Os movimentos de cada personagem, como peças em um tabuleiro de xadrez, compõem a trama de O enigma do oito, livro de estreia da norte-americana Katherine Neville. Bestseller imediato à época do lançamento, em 1988, o título conquistou fãs em todo o mundo pela bem-sucedida mistura de aventura e suspense com conspiração místico-religiosa. Com mais de um milhão de exemplares vendidos em 30 línguas, o romance que encantou leitores por mais de vinte anos, chega agora às livrarias em nova edição, antecipando o lançamento da aguardada continuação do livro, O fogo, previsto para maio.
Excelente leitura!!

Autora: Katherine Neville
Editora: Rocco

Nenhum comentário: