sexta-feira, 11 de março de 2011

O Olho de Jade - Livro


Mei Wang é uma chinesa moderna e independente. Além de ser a primeira mulher a se tornar detetive particular em Pequim, tem um carro de luxo e uma das mais ousadas facilidades da nova China: um assistente do sexo masculino.

Chen Jitian, a que ela chama de tio por se tratar de um velho amigo da família, vem à sua procura com um importante pedido: encontrar um valioso jade da dinastia Han. A pedra havia sido roubada de um museu durante os anos da Revolução Cultural, quando a Guarda Vermelha tinha como missão destruir todo e qualquer vestígio do passado.

As investigações da detetive, contudo, revelam uma trama intimamente ligada com o passado da própria família Wang.

Mei se vê obrigada a mergulhar numa zona sombria e tenebrosa da história da China, marcada pelos campos de trabalhos forçados de Mão Tse-Tung e pela morte de opositores ao regime comunista.


O Olho de Jade é um retrato fascinante sobre a vida urbana na China moderna, que apresenta em cores vivas, todo o cenário da multifacetada Pequim: desde a sordidez dos cassinos clandestinos e bares da periferia até o esplendor da Cidade Proibida.
A autora examina as relações, por vezes conflituosas, entre o violento passado comunista e o presente como potência econômica!!

Autora: Diane Wei Liang
Editora: Record

Um comentário:

Suziley disse...

Ótima dica, Silvia. Fiquei curiosa em ler "O olho de Jade". Bom dia para você, beijos :)