segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Garotas de Xangai - Livro


Pérola e May são lindas garotas. Na Xangai de 1937, elas posam para calendários pintados por artistas, divertem-se com amigos de diferentes nacionalidades, ignoram os conselhos dos pais, e desconhecem completamente a situação pela qual passa a China. Ocupadas com os compromissos sociais, elas nem percebem que os dias de algazarra e liberdade estão prestes a acabar.

Bombas destroem aquela que é considerada a Paris da Ásia e acabam com os sonhos das irmãs, que são obrigadas a encarar uma dura rota de fuga, rumo aos Estados Unidos. Traições, amores e descobertas dão o tom de Garotas de Xangai, um dos mais aclamados romances da norte-americana, descendente de chineses, Lisa See.

Ao chegarem em casa depois de uma noite bem aproveitada nos melhores bares de Xangai, Pérola e May são surpreendidas por uma notícia nada agradável: o pai perdeu tudo no jogo e teve como única solução para saldar a dívida vender as filhas a dois jovens chineses nascidos nos Estados Unidos.

Não bastasse a tragédia pessoal, a Xangai onde nasceram foi destruída pelos japoneses. O pai das jovens desaparece e deixa a família à mercê da própria sorte. Decidida a salvar as filhas, a mãe foge para Hong Kong com as garotas, e de lá para Los Angeles.

Durante a viagem, as três mulheres passam por incontáveis provações. Pérola e May perdem a mãe, passam por situações extremas e depois de quase meio ano de sofrimento entram finalmente em território americano.

A vida deveria melhorar, pensam as garotas, até descobrirem que a história contada pelo pai, de que teriam maridos ricos, uma bela casa e uma vida confortável na América, não passa de mais uma mentira. Como se destinadas a uma tragédia atrás da outra, Pérola e May precisam enfrentar mais dificuldades ao se tornarem parte da família Louie.


Dividido em três partes, Garotas de Xangai mostra a trajetória das duas irmãs de 1937 a 1957. A história é narrada sob o ponto de vista de Pérola, a irmã mais velha. É através de seu olhar que o leitor percorre 20 anos da vida do povo chinês, em rota de fuga para os Estados Unidos. Lisa Lee recria para os leitores a dura realidade à qual foram submetidas não apenas Pérola e May, mas a maioria dos chineses durante duas décadas.

Autora: Lisa see
Editora: Rocco

Nenhum comentário: