segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Paixão Índia - Livro


Em 28 de janeiro de 1908, uma espanhola de 17 anos, montada em um elefante luxuosamente adornado, faz sua entrada em uma pequena cidade da Índia.

O povo inteiro está na rua rendendo homenagem à nova princesa de tez tão branca quanto a neve do Himalaia.

Parece um conto de fadas, mas assim foi o casamento da andaluza Anita Delgado com o riquíssimo marajá de Kapurthala.

E assim começou uma grande história de amor – e traição – que aconteceu no coração de uma Índia prestes a extinguir-se.

Após realizar minuciosas pesquisas na Europa e na Índia, Javier Moro revela todos os aspectos daquela relação que culminou com um dos maiores escândalos ocorridos na Índia inglesa. E nos leva ao fabuloso mundo dos marajás, com seus haréns das mil e uma noites, suas orgias eróticas, sua paixão por jóias, palácios, cavalos, Rolls Royces e caçadas de tigres.

“Se no fim acabei escrevendo um romance – diz o autor – não foi por desejo de inventar nada, ao contrário, foi para melhor refletir o sabor de uma época, assim como os odores e cores da Índia, as prodigiosas extravagâncias dos últimos marajás e a irresistível personalidade de Anita Delgado, fiel a seus sentimentos até conseguir conquistar sua própria liberdade.


Como em o “Sari Vermelho” – o autor retrata a Índia com uma paixão avassaladora.
E quem lê, acaba por se apaixonar também.
Pela Índia, por seus costumes, por sua história, pela poesia que encontra em cada página do livro que ressalta a vida dos marajás, em destaque do de Kapurthala, e mostra como ele foi um governante fiel e honesto com seu povo.
Mostra, também, como é difícil a mistura do Oriente com o Ocidente – como água e óleo.
Mostra, ainda, que, quando no final da II Guerra Mundial, os ingleses concedem a independência à Índia, Gandhi e Nerhu conseguem mobilizar as massas, mas aos marajás foi impossível pular da Idade Média para o Século XX.
Um ótimo livro. Vale a leitura!!

Autor: Javier Moro
Editora: Planeta

Nenhum comentário: