terça-feira, 28 de outubro de 2008

O Associado - Livro


O advogado Daniel Ames é um dos associados da mais poderosa firma de advocacia de Portland, a capital do estado do Oregon, na costa oeste dos Estados Unidos.

Ames está longe de ser, no entanto, o típico jovem de classe média-alta que termina seus estudos em uma universidade prestigiada e percorre naturalmente os melhores escritórios de Direito do país.

O herói da vez criado por Phillip Margolin passou maus bocados até conseguir o emprego de seus sonhos.

Neste thriller eletrizante, no entanto, a ação começa com uma série de eventos que levam a quase demissão de Ames.

Aparentemente, ele esqueceu de revisar detalhadamente uma série de documentos que comprometem uma das principais clientes da firma, uma indústria farmacêutica acusada de lançar no mercado "a talidomida do século XXI".

Crianças nascem deformadas e passa pelas barbas de Ames uma carta escrita por um experiente cientista alertando sobre os riscos de se levar o remédio ao mercado.

Testes teriam sido feitos em macacos com resultados assustadores. Mas como é que esta carta não foi conferida por Ames?

Pois é a luta do personagem principal para provar sua inocência em um erro primário que vamos acompanhar, sem perder o fôlego, até a conclusão da trama.

Depois de oito best-sellers seguidos – todos na lista do New York Times – Margolin prova que está no melhor de sua forma.

Capítulos curtos e uma quantidade impressionante de imagens em seqüência dão a O associado um parentesco nada disfarçado de um bom roteiro de filme de ação.

O cenário da trama, que começa aparentemente sem razão em uma galeria de arte no Soho, em Nova York, é a América Profunda.

O frio de Portland (a "cidade das pontes", onde se pesca um dos melhores salmões do globo), o deserto do Arizona, a loucura de Las Vegas são todas ocupadas por personagens diversos – um cientista russo, advogados, promotores, juízes – que alargam os limites tradicionais de um "romance de tribunal".

O quebra-cabeça que Margolin vai montando só é resolvido, como nas boas tramas, no último suspiro de O associado.

Mas a capacidade de desafiar o leitor a seguir muitas pistas ao mesmo tempo (e boa parte delas não o levará mesmo a lugar nenhum) é o trunfo maior do autor: como muitas poucas vezes nos best-sellers recentemente publicados, o leitor é convidado a viver como um advogado de causas intrincadas, sempre à beira do abismo.

Um suspense legal que vale a pena ser lido!!

Autor: Phillip Margolin
Editora: Rocco

Nenhum comentário: