sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O Coração do Pincel - Livro


Há mais de dois mil anos foi inventado na China um pincel com cabo de bambu que, desde então, foi utilizado para transmitir as grandes tradições da arte e filosofia orientais.

No livro O Coração do Pincel, o artista japonês Kazuaki Tanahashi revela a sua compreensão da caligrafia e da pintura da Ásia Oriental - que envolve corpo, mente, coração, respiração e energia.

"Ao aprendermos este processo, tornamo-nos conscientes da inteireza de nosso ser e descobrimos modos de aprofundar a nossa conexão conosco e com os outros", explica Kazuaki. "É um processo para encararmos e penetrarmos os obstáculos e, também, para vivenciarmos a liberdade interior."

Através de um estilo caracterizado pela delicadeza e pelo humor, o autor acrescenta às pinturas de O Coração do Pincel textos e versos com ensinamentos zen-budistas.

"A partir de seu ócio inspirado, Kazuaki Tanahashi moldou sua própria forma de arte de uma só pincelada: meditações em tinta preta sobre papel branco", publicou o Kyoto Journal.

"Em O Coração do Pincel, sessenta exemplos de sua arte do pincel elegantemente rebelde e intrigante se combinam com seus comentários excêntricos, profundos, sinceros e hilariantes a respeito da natureza da arte e da criatividade, de como diferem no Oriente e no Ocidente, e do estilo de vida lúdico e consciente."


Um livro bem interessante, indicado por minha amiga Silvia Helena, expert em Artes.

Autor: Kazuaki Tanahashi
Editora: Bertrand Brasil

Nenhum comentário: