quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A Sala de Âmbar - Livro


Enquanto Frederico I mexia os peões de âmbar sobre o tabuleiro de xadrez, interrompendo-se em longos goles de cerveja, decidiu convocar Andréas Schutler, arquiteto da corte.

Em 1701, o imperador da Prússia tinha em mente um projeto grandioso, síntese de sua paixão pela valiosa resina: um cômodo forrado, do chão ao teto, com painéis de âmbar.

Era o começo do mistério da Sala de Âmbar, um dos maiores tesouros perdidos da história.

Em l717, Frederico I presenteou Pedro, o Grande, com a obra-prima. Os painéis foram instalados em um palácio real próximo a São Petersburgo.

Ao longo de duzentos anos, o tesouro manteve-se preservado, ficando incólume à grande revolução que abalou o solo russo.

Entretanto, durante a Segunda Guerra Mundial, a sala acabou pilhada pelos alemães, que a levaram para o Castelo de Konigsberg. E a queda de Hitler, em 1945, significou o desaparecimento definitivo do lendário tesouro.

Os painéis foram enterrados? Destruídos em um intenso bombardeio? Apesar dos esforços de historiadores e de colecionadores de arte do mundo inteiro, o inestimável tesouro nunca apareceu....

Seria o fim da lenda?

A juíza Rachel Cutler adora seu emprego e os filhos e mantém uma relação cordial com o ex-marido, Paul. Mas tudo muda quando seu pai morre em circunstâncias misteriosas, deixando pistas de um grande segredo... A sala de Âmbar.

Rachel parte imediatamente para Alemanha, com Paul em seu encalço, em busca de pistas. Em pouco tempo, os dois são envolvidos em uma trama arriscada. Presos em um jogo traiçoeiro que envolve assassinos profissionais, eles se vêem numa rota de colisão

Com as forças da ganância, do poder e da própria história.

Um livro muito interessante, onde a história se mescla com o imaginário do autor, dando-nos uma leitura agradável, intensa e impossível de se largar até o fim!!


Autor: Steve Berry
Editora: Record

Nenhum comentário: