segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A Décima Terceira História - Livro


Todo mundo tem uma história. Quando você vai me contar a sua?

Em A Décima Terceira História, conhecemos Vida Winter, uma escritora reclusa que se esconde em seus enredos misteriosos. Envelhecida e doente, ela decide partilhar com seus leitores os detalhes de sua vida. Para isso, convida a jovem biógrafa Margareth Lea, que reconstituirá com palavras o mundo que Vida Winter deixou para trás.

Da soleira da porta seria impossível não avistá-lo. Era um pequeno retângulo branco, deixado no 5º degrau a contar onde a mulher estava. Com todo o cuidado, tal qual fosse ele um pássaro de asas quebradas, ela leva as mãos ao envelope. A letra floreada, que subia e descia pela superfície do papel, formava o nome da mulher ali parada: Margareth Lea.

Ao correr os olhos pela carta, Margareth, filha de um livreiro famoso, reconhece a assinatura, riscada em traço tremidos: Vida Winter. A remetente era a mais venerada das escritoras inglesas, famosa no mundo todo. E a meia dúzia de folhas trazia um grito abafado da reclusa romanista, já idosa e a beira da morte. Vida Winter convidava Margareth a ser sua biógrafa, a ajudá-la a revolver o solo do passado e a exorcizar todos os seus fantasmas.

“Conte-me a verdade.” As palavras do passado reverberam no coração da jovem biógrafa, para quem o segredo do próprio nascimento é uma dor sempre presente. A História da velha senhora revela-se de uma estranheza gótica, protagonizada pela família Angelfield: a bela e voluntariosa Isabelle e as gêmeas Adelina e Emmeline. Aos sujeitar-se ao relato de Vida, Margareth descobre que ele lança uma luz perturbadora sobre sua própria vida.

Um romance comovente sobre mistérios familiares e a importância dos livros em nossas vidas. Inesquecível !!

Autora : Diane Setterfielf
Editora: Record

Nenhum comentário: