quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Gato Escaldado tem Nove Vidas - Livro


Depois de passar dois anos em presídios de Sua Majestade, sob acusações de perjúrio e obstrução da justiça durante uma investigação do governo britânico, Jeffrey Archer pode se considerar um “gato escaldado” e usou sua experiência e relatos prisionais para criar este livro.

Durante o seu encarceramento Archer teve contato com várias histórias dignas de serem transformadas em material literário.

Entre os doze contos que compõem esta coletânea estão: O Homem que Roubou a Própria Agência de Correios e Não Beba a Água, o sinistro relato do diretor de uma companhia que tentou envenenar a própria esposa durante uma viagem a São Petersburgo. Ambas as histórias apresentam desfechos totalmente inesperados.

Em outro conto, Mestre, um restaurateur italiano faz malabarismos para conseguir explicar ao fisco como consegue manter um iate, uma Ferrari e uma casa em Florença, declarando uma renda de apenas 100.000 libras por ano.

O Rei Vermelho conta a saga de um golpista que descobre que um lorde inglês precisa de uma única peça para completar de xadrez o qual valerá uma fortuna... quando estiver completo.

Em O Delegado, um trapaceiro indiano acaba no necrotério depois de usar o chefe de polícia da cidade como isca para o seu último golpe.

O Álibi conta como um delegado conseguiu riscar do mapa um velho amigo, mesmo trancafiado na cadeia, graças ao álibi fornecido por dois carcereiros que o vigiam.

Como contraponto, em Caridade Começa em Casa, temos a história de um contador que, ao perceber que não conseguiu nada na vida, resolve montar um esquema para ficar rico antes de se aposentar.

Jeffrey Archer tem muitos livros escritos... e bons. Já foram postados Falsa Impressão e o Quarto Poder.
Gato Escaldado tem Nove Vidas, é um livro de contos. Pessoalmente, não gosto muito de contos, pois quando são bons, são muito curtos e quase não se pode “saboreá-los” com vagar... e prazer.
Este livro do Archer, entretanto, é diferente. Muitos dos contos ele os ouviu enquanto esteve preso, por dois anos. Seus “colegas” de prisão contavam histórias e fatos que os levaram ao cárcere... E o autor, com habilidade peculiar de bom escritor, transformou-os em contos agradáveis de se ler...

Os contos deste livro são geniais, cheios de estilo, inteligentes e com finais deliciosamente inesperados !!! Não deixe de ler !!

Outros livros de Jeffey Archer serão indicados aqui. Aguarde.

Autor: Jeffrey Archer
Editora: Bertrand Brasil

Nenhum comentário: