sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Os Judeus, o Dinheiro e o Mundo - Livro


O livro retrata a influência do povo judeu sobre o dinheiro e o mundo – um tema que de tão polêmico e delicado chegou a provocar massacres e acabou tornando-se uma espécie de tabu a não ser evocado sob nenhum pretexto, temendo-se espertar alguma catástrofe mundial.

Contudo é inegável o profundo interesse que temos em compreender de que modo o povo descobridor do monoteísmo se viu meio à fundação da ética do capitalismo, antes que alguns de seus filhos se tornassem os principais corretores e os primeiros banqueiros desse mesmo capitalismo, enquanto outros se transformavam em seu mais implacável inimigo.

Desvendar essa parte da própria história é essencial para o povo judeu.
E a história contada nesse livro atravessa séculos. À medida que as barreiras são quebradas, fatos obscuros, desvendados e fantasmas, exorcizados, somos levados a uma viagem sem precedentes, guiados pelo único fio condutor capaz de retratar metaforicamente as principais etapas da história do povo judeu: a Bíblia.

Além da evidente complexidade do tema e da responsabilidade que paira sobre quem o escreveu, deparamos aqui com a ameaça de gerar mais polêmicas e mal-sucedidos.
No entanto, Os Judeus, o Dinheiro e o Mundo nada mais faz do que trazer à tona as raízes de estudos humanistas, contribuindo de modo jamais visto para o progresso da humanidade.

Os judeus foram mesmo os usuários cuja memória a História conservou? Tiveram com o dinheiro um vínculo particular? São atores específicos do capitalismo? Beneficiaram-se das guerras e das crises para fazer fortuna? Ou, ao contrário, só se tornaram banqueiros, ourives, corretores quando lhes foi proibido acesso aos outros ofícios? Hoje, são eles os donos da globalização ou seus piores adversários?

O livro responde a essas indagações revivendo os principais acontecimentos da história política, religiosa, econômica e cultural judaica dos três últimos milênios, descrevendo a sorte que as nações reservavam às minorias, acompanhando o destino dos homem das mais diversas classes, reconstituindo suas trajetórias – quase sempre trágicas, gloriosas ou miseráveis – de poder e dinheiro.


Sem dúvida alguma, o livro é grandioso por natureza !!

Autor: Jacques Attali
Editora: Futura

Nenhum comentário: