sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Gênios do Poder - Livro



Sean King e Michelle Maxwell estão de volta em mais uma incursão do escritor norte-americano David Baldacci pelo mundo do crime.

Em Gênios do poder, o autor coloca sua dupla de detetives particulares – protagonistas de dois outros best-sellers, Por uma fração de segundo e O jogo das horas, ambos já lançados pela Rocco – para investigar a morte de um físico com reputação de gênio.

Nada muito complicado para uma dupla tão experiente, não fosse por alguns detalhes. Monk Turing trabalhava para um laboratório misterioso e nada usual, o Babbage Town, e seu corpo foi encontrado dentro do Acampamento Peary, nada menos que um centro de treinamento da CIA na Virgínia. E, nem bem Sean se instala em Babbage Town, seu principal informante lá dentro é encontrado morto.

Frente a tudo isso, Sean torce para que Michelle melhore logo. A parceira, sem razões muito claras, provocou uma briga em um bar com um brutamonte. Conseguiu escapar viva, apesar de algumas costelas quebradas e ferimentos no rosto.

Para tentar entender o que ocorreu, Sean pede ajuda a um amigo, o psicólogo Horatio Barnes. Eles a convencem a internar-se por um tempo em uma clínica de recuperação.

Depois de desvendar até um crime dentro da tal clínica, Michelle sente-se pronta para acompanhar Sean na intrincada investigação e decide partir para Babbage Town, um lugar em que ninguém sabe exatamente o que é feito.

Ao encontrar-se com o antigo parceiro, ela inteira-se sobre a complicada investigação e tenta não pensar nos motivos que a levaram a atacar aquele gigante no bar. Logo nas primeiras horas na área do laboratório, Michelle conhece Viggie, a filha de Monk Turing. Viggie é capaz de fazer cálculos melhor que um supercomputador, mas tem momentos em que parece ser autista, desligando-se do mundo.

Michelle e Viggie simpatizam uma com a outra instantaneamente. Nesse meio-tempo, Sean decide chamar Horatio para ajudar a arrancar informações de Viggie – e para, ao mesmo tempo, continuar tratando de Michelle.

Em seu melhor estilo, Baldacci oferece ao leitor informações sobre diversas histórias, que parecem correr em paralelo, mas estão ligadas por algum detalhe que o autor deixa para revelar somente no momento certo.

Esse clima de suspense segue até as últimas páginas, quando, finalmente, o leitor resolve junto com Sean e Michelle todos os mistérios que envolvem aquelas duas propriedades no estado da Virgínia.

Um suspense excelente...

Autor: David Baldacci
Editora: Rocco

Nenhum comentário: